SÃO PAULO – A Latam Airlines vai iniciar a terceirização de algumas operações nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ) o que vai resultar em demissões nos dois aeroportos que, segundo a federação que representa os sindicatos da categoria, atingem 1.200 funcionários.
A empresa aérea informou que a partir da primeira semana de setembro, as operações de rampa e limpeza, gestão de equipamentos de solo e atendimento a clientes com bagagens perdidas ou danificadas nos dois aeroportos passarão a ser feitas pela Orbital-WFS, empresa especialista nesses serviços aeroportuários.
Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), foram 850 demissões em Guarulhos e 350 no Galeão.
A Latam, no entanto, não confirma o número e disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que está trabalhando para realocar parte dos funcionários afetados pela terceirização. A empresa emprega no país 22 mil trabalhadores.
“A companhia informa ainda que adotou todas as medidas para que esta mudança tivesse o menor impacto possível em seus colaboradores, no entanto, haverá redução dos quadros da Latam nos dois aeroportos”, disse a empresa em comunicado.
Além disso, a Latam informou que chegou a um entendimento com os sindicatos que representam a categoria nos dois aeroportos para que a empresa ofereça um pacote adicional às verbas rescisórias regulares aos funcionários que não forem realocados até 3 de setembro.