Concessionária do Aeroporto de Viracopos pede recuperação judicial; dívida é de R$ 2,9 bilhões

Segundo acionista, a medida, que visa a impedir a falência de uma empresa, não deve afetar o funcionamento do terminal internacional de Campinas.

Acionistas pedem recuperação judicial do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (Foto: Reprodução/ EPTV)
Com dívidas de R$ 2,88 bilhões, a concessionária do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), interior de São Paulo, pediu recuperação judicial nesta segunda-feira (7). A Triunfo, uma das acionistas, afirma que as atividades do terminal não devem ser afetadas.
A concessionária Aeroportos Brasil, que administra a estrutura, acumulou prejuízos porque a movimentação no aeroporto tem sido abaixo da esperada. Além disso, a UTC, uma das acionistas, foi denunciada pela Lava Jato e já está em recuperação judicial desde 2017.
A Infraero detém 49% das ações de Viracopos. As outras 51% são divididas entre a UTC Participações (45%), Triunfo Participações (45%) e Egis (10%).
Queda de passageiros
Viracopos registrou a maior queda no total de passageiros no primeiro trimestre dos últimos seis anos. De janeiro a março deste ano, passaram pelo terminal 2.202.744 pessoas, índice mais baixo que o de 2013, o menor até então, com 2.268.433 passageiros. A movimentação de aeronaves também teve queda, já a de cargas, subiu.
.